Teoria da exploração e da superexploração da força de trabalho em O capital (Livro I) de Marx

Autores

  • Carlos Alves do Nascimento Universidade Federal de Uberlândia
  • Fernando Frota Dillenburg Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fábio Maia Sobral Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Exploração, superexploração, O capital, Karl Marx

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar que Marx elabora no Livro I de O capital não apenas uma teoria da exploração, mas, sobretudo, uma teoria do que chamaremos sinteticamente por superexploração da força de trabalho pelo capital. A compreensão da construção dessa teoria nesse livro só é possível quando se considera o modo expositivo dialético-negativo do autor. Além disso, defendemos também que apenas a teoria da exploração não seria coerente com a perspectiva revolucionária presente nesse livro, necessitando, portanto, também da teoria da superexploração, que é mais coesa com o caráter de transitoriedade do objeto investigado e exposto pelo autor.

Referências

BENOIT, Héctor. “Da lógica com um grande ‘L’ à lógica de O capital”. In: NAVARRO, Caio et. alli. Marxismo e Ciências Humanas.

São Paulo: FAPESP/Cemarx/IFCH-UNICAMP, 2003.

_______. “Pensando com (ou contra) Marx? Sobre o método dialético de o capital”. Revista Crítica Marxista, São Paulo, n. 8, 1999.

_______. “Sobre a crítica (dialética) de o capital”. Revista Crítica Marxista, São Paulo, n. 3, 1996.

HARVEY, David. O enigma do capital: E as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2011, 235p.

LESSA, Sérgio. Capital e Estado de Bem-Estar: O caráter de classe das políticas públicas. São Paulo: Instituto Lukács, 2013, 248p.

MARX, Karl. Miséria da Filosofia: Resposta à Filosofia da miséria, do Sr. Proudhon. São Paulo: Expressão Popular, 2009, 272p.

_______. O capital: Crítica da economia política. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. v. I-II. (Livro I), 1988.

MENELEU NETO, José. “Desemprego e luta de classes: as novas determinidades do conceito marxista de exército industrial de reserva”, pp. 75-108, In: TEIXEIRA, F. J. S. & OLIVEIRA, M. A. (orgs.). Neoliberalismo e reestruturação produtiva: As novas determinações do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 1998.

MÉSZÁROS, István. “Desemprego e ‘precarização flexível’”, pp. 141-160, In: MÉSZÁROS, István. O desafio e o fardo do tempo histórico: O socialismo no século XXI. São Paulo: Boitempo, 2007, 396p. (Mundo do Trabalho).

_______. Para além do capital: Rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2011, 1102p.

MÜLLER, Marcos. Exposição e método dialético em “O capital”. In: Marx. Boletim SEAF-MG, n.2, pp.17-41, Belo Horizonte, 1982.

ROSDOLSKY, Roman. Gênese e estrutura de O capital de Karl Marx. Rio de Janeiro: EDUERJ, Contraponto, 2001, 624p.

SOARES, Marcos Tavares. A Centralidade do trabalho no processo de valorização do capital. Politéia: História e Sociedade, v. 10, n. 1, pp. 221-238, 2010.

Downloads

Publicado

01.02.2015