Um mundo dividido: mercado mundial, as relações interestatais e o advento da Era Contemporânea (1870-1914)

Autores

  • Daniel de Pinho Barreiros Instituto de Economia da UFRJ Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional

Palavras-chave:

Mundo contemporâneo, mercado mundial, relações interestatais, conflito, desigualdade.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir a relação entre o nascimento do Mundo Contemporâneo, na interpretação de Geoffrey Barraclough, o surgimento do mercado mundial sob o capitalismo industrial, e as relações interestatais entre 1870-1914. Como hipótese, sugere-se que as visões apologéticas a respeito das virtudes da integração econômica global devem ser relativizadas diante da indissociabilidade histórica entre o mercado mundial e as demais “influências formativas” do Mundo Contemporâneo, todas tendentes ao acirramento do conflito interestatal. Desse modo, conclui-se que o mercado mundial não só se desenvolveu a partir de um “mundo dividido”, como foi – e segue sendo – vetor de aprofundamento dessa divisão. A análise se fundamenta na compreensão  dialógica das “influências formativas” tal como desenvolvida por Barraclough, e emprega dados compilados a partir das bases da NBER e de trabalhos estatísticos da OCDE.

Biografia do Autor

Daniel de Pinho Barreiros, Instituto de Economia da UFRJ Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional

Daniel de Pinho Barreiros é graduado (1999), mestre (2002) e doutor (2006) em História pela Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado (2008) em História pela mesma instituição. É Professor Adjunto de História Econômica do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE-UFRJ), e professor de História dos Sistemas Interestatais no Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional da UFRJ. Dedica-se ao estudo da História Econômica e da relação entre conflitos interssocietários e economia sob uma perspectiva histórica. Atualmente dedica-se também à exploração das interfaces entre a arqueologia, a antropologia pré-histórica, a teoria evolucionária darwiniana e os conflitos interssocietários anteriores ao advento do Estado.

Referências

BARRACLOUGH, Geoffrey. Introdução à História Contemporânea. 4ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

BEAUD, Michel. História do capitalismo: de 1500 aos nossos dias. São Paulo, Brasiliense, 1987.

EICHENGREEN, Barry. A globalização do capital: uma história do sistema monetário internacional. São Paulo: 34, 2000.

FEDERAL RESERVE ECONOMIC DATABASE. “Index of the General Price Level for United States”. NBER Macrohistory Database. Disponível em: <https://research.stlouisfed.org/fred2/series/M04051USM324NNBR>. Acessado em: 10 dez 2014.

FLANDREAU, Marc & ZUMER, Frédéric. The making of global finance (1880-1913). Paris: OCDE, 2004.

GALLAGHER, J. & ROBINSON, R. “The imperialism of free trade”, The Economic History Review, Second Series. Vol. VI, n. 1, p. 1-15, 1953.

HOBSBAWM, Eric J. Da Revolução Industrial inglesa ao imperialismo. 3ª ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1983.

________. Era dos Impérios (1875-1914). 3ª ed. Rio de Janeiro:

Paz e Terra, 1988.

KENNEDY, Paul. Ascensão e queda das grandes potências: transformação econômica e conflito militar de 1500 a 2000. 5ª ed.,

Rio de Janeiro: Campus, 1991.

Downloads

Publicado

03.05.2016