Idealismo e realismo em A Ideologia Alemã: a crítica do idealismo como crítica da realidade que torna necessário o idealismo

Autores

  • Rodrigo Delpupo Monfardini Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

A Ideologia Alemã, idealismo, realismo

Resumo

O que se defende neste trabalho é que em A Ideologia Alemã Marx e Engels fazem uma defesa da existência de bases reais para as ideias, inclusive para as falsas ideias dos filósofos alemães do seu período. Afirmar isso significa afastar a interpretação de que as noções ilusórias professadas pelos filósofos idealistas alemães seriam decorrentes de algum tipo de processo subjetivo, como o erro, a manipulação semiconsciente ou mesmo a manipulação consciente. O que argumentaremos neste trabalho é que Marx e Engels defendem a tese de que mesmo as noções falsas e idealistas respondem a necessidades reais.

Referências

BHASKAR, Roy. Societies. In: ARCHER, Margaret; BHASKAR, Roy; COLLIER, Andrew; LAWSON, Tony; NORRIE, Alan (eds.) Critical Realism: Essential Readings. London: Routledge, p. 206-58, 1998.

EAGLETON, Terry. Ideologia: uma introdução. São Paulo: Boitempo Editorial, 1997.

LUKÁCS, György. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. In: COUTINHO, Carlos Nelson & NETTO, José Paulo (orgs.). O jovem Marx e outros escritos de filosofia. 2. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009. p. 225-245.

______. Neopositivismo. In: Para uma ontologia do ser social I. São Paulo: Boitempo Editorial, 2012.

______. O Trabalho. In: Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013.

______.Os Princípios Ontológicos Fundamentais de Marx. In: Para uma ontologia do ser social I. São Paulo: Boitempo Editorial, 2012b.

MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004.

______. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.

MEDEIROS, João Leonardo. A Economia diante do horror econômico: uma crítica ontológica dos surtos de altruísmo da ciência econômica. Niterói: UFF, 2013.

POSTONE, Moishe. Tiempo, trabajo y dominación social: una reinterpretación de la teoría crítica de Marx. Madrid: Marcial Pons, 2006.

Downloads

Publicado

2018-05-01