O mito da industrialização como desenvolvimento
Palavras-chave:
Cadeias mercantis, Industrialização, DesenvolvimentoResumo
Este trabalho apresenta uma interpretação da industrialização brasileira como mito do desenvolvimento econômico a partir da teoria dos sistemas mundiais, tendo como referência as obras de Wallerstein e Arrighi. Um estudo da indústria automobilística brasileira no período de 1996 a 2008 é mostrado como exemplo da inserção semiperiférica do Brasil na hierarquia econômica mundial. Após a implantação do Regime Automotivo Brasileiro, o país experimentou uma “reindustrialização” do setor. Ao examinar, no entanto, a cadeia mercantil da automobilística no Brasil, verifica-se que o comando do excedente pertence a um pequeno grupo de empresas estrangeiras – as montadoras de automóveis. Argumenta-se que a competência nacional em nós secundários, mas importantes na cadeia, como na produção de autopeças de alta tecnologia, foi perdida após a abertura econômica e que os benefícios da industrialização são limitados com a inserção dependente na cadeia mercantil e, portanto, insuficientes para promover o desenvolvimento econômico.
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