Padrão de reprodução do capital como parte de uma proposta teórico-metodológica marxista

Construção de uma categoria de mediação analítica

Autores

  • José Raimundo Barreto Trindade
  • Gilberto de Souza Marques Universidade Federal do Pará
  • Wendell da Costa Magalhães Universidade Federal do Pará

Resumo

Este trabalho busca pautar as principais concepções e elementos teórico-conceituais necessários para o desenvolvimento da categoria padrão de reprodução do capital, com o intuito de tratar esta categoria enquanto mediação necessária para o estudo de fenômenos que são produtos da conformação da lei do valor do capitalismo, em períodos históricos específicos e espaços determinados. Neste sentido, o objetivo maior subjacente a este trabalho é ajudar na conformação de uma proposta teórico-metodológica essencialmente marxista e que consiga dar conta da complexidade própria dos novos fenômenos do capitalismo contemporâneo que estão a despontar em diferentes contextos e espaço, contribuindo na consolidação teórico-metodológica da categoria  padrão de reprodução do capital , a partir da aplicação do método materialista histórico e dialético na análise da lei do valor e da utilização da Teoria Marxista da Dependência.

Biografia do Autor

José Raimundo Barreto Trindade

José Raimundo Barreto Trindade tem formação em Ciencias Econômicas com doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2006, sendo seu mestrado realizado junto ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (UFPA) em 1998. Exerceu a função pública de Secretário de Fazenda do Governo do Estado do Para (2007-2009) e Presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (IDESP) (2010). Atualmente é professor e pesquisador Associado II do Programa de Pós-graduação em Economia (PPGE) da UFPA. Suas áreas de pesquisa são principalmente as relações de crédito, as finanças do Estado e as relações de trabalho assalariadas, tendo como fundo de compreensão a teoria econômica marxista. Coordena o Observatório Paraense do Mercado de Trabalho (OPAMET) e é o Editor principal dos ?Cadernos CEPEC?, periódico científico vinculado ao PPGE. Tem diversas publicações em revistas nacionais e internacionais com a temática de análise da divida pública e teoría do crédito em Marx, assim como artigos que analisam a atual dinâmica econômica brasileira, tem ainda três livros publicados: ?A Metamorfose do Trabalho na Amazônia?, pela Editora do NAEA/UFPA (2001), a coletânea ?Seis Décadas de Intervenção Estatal na Amazônia?, pela Editora Paka-Tatu (2014) e "Crítica da Economia Política da Dívida Pública e do Sistema de Crédito Capitalista: uma abordagem marxista", pela Editora CRV (2017).

Gilberto de Souza Marques, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ, 2007). Atualmente é professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Pará e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Economia (mestrado e doutorado) da mesma universidade. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária e em Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento; mineração; natureza; economia política, política econômica e estatização.

Wendell da Costa Magalhães, Universidade Federal do Pará

Graduado no curso de Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Mestrando em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia dessa mesma universidade. Integra grupo de pesquisa também pertencente à UFPA que visa estudar a Amazônia, em especial seu setor energético-mineral, sob a ótica da Teoria Marxista da Dependência. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), na modalidade PIBIC/FAPESPA, no período de março de 2016 a fevereiro de 2017, e, atualmente, é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Downloads

Publicado

24.08.2019