Neoliberalismo e totalitarismo:

notas sobre o caráter antidemocrático das políticas neoliberais

Autores

Resumo

O presente texto tem como objetivo discutir o neoliberalismo como um sistema totalitário, uma vez que busca realizar uma homogeneização da sociedade, enquadrando a totalidade social em uma perspectiva de mercado concorrencial, em que os indivíduos, o Estado e as instituições da sociedade civil são entendidos como empresas. Consideramos que o neoliberalismo deve ser compreendido em sua totalidade e não apenas em sua forma política, sendo que esta pode se apresentar de diversas maneiras, em particular, democrática, populista ou fascista. Tal consideração é pertinente pela própria natureza do capitalismo contemporâneo, o qual separa política e economia em uma tentativa de naturalizar a exploração no campo econômico, enquanto, na esfera política, opera uma aparente igualdade jurídica e política que pode ou não se efetivar por meio da democracia. Assim, como buscamos analisar a totalidade do fenômeno, entendemos que a forma política não determina o caráter totalitário do neoliberalismo, uma vez que o totalitarismo neoliberal repousa no modo como a exploração da força de trabalho se concretiza nessa fase atual do desenvolvimento capitalista.

Biografia do Autor

Tiago Salgado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Referências

ANDERSON, Perry. “As antinomias de Antonio Gramsci”, Crítica Marxista, n.1, p.7-74, São Paulo, Joruês Cia Editorial, 1986.

______. “Balanço do neoliberalismo” in: SADER, Emir; GENTILI, Pablo. Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, pp. 9-23.

BELLUZZO, Luiz Gonzaga De Mello. O capital e suas metamorfoses. SciELO-Editora Unesp, 2016.

BROWN, Wendy. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no Ocidente. São Paulo: Politeia, 2019.

CALLINICOS, Alex. A vingança da história: o marxismo e as revoluções do Leste Europeu. Rio de Janeiro, J. Zahar, 1993.

CHAMAYOU, Grégoire. A sociedade ingovernável: uma genealogia do liberalismo autoritário. São Paulo, Ubu Editora, 2020.

CHASIN, José. Ensaios Ad Hominem, Tomo III-Política. São Paulo: Ensaio, 2000.

CHAUI, Marilena. “O totalitarismo neoliberal”, Anacronismo e Irrupción, v. 10, n. 18, pp. 307-328, 2020.

COELHO, Cláudio Novaes Pinto. Teoria crítica e sociedade do espetáculo. Jundiai, Ed. In House, 2014.

COSTA, Ricardo da Gama Rosa. Gramsci e o conceito de hegemonia. Salvador: Quarteto, 2011.

COTRIM, Lívia. O ideário de Getúlio Vargas no Estado Novo. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Universidade de Campinas (Unicamp), Campinas, 1999.

COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci. Um estudo sobre seu pensamento político. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

______. De Rousseau a Gramsci. Ensaios de teoria política. São Paulo: Boitempo Editorial, 2011.

CRARY, Jonathan. 24/7 – capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo, Ubu Editora, 2016.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo. São Paulo, Boitempo Editorial, 2017.

EAGLETON, Terry. Ideologia.São Paulo, Unesp, 1997.

FAUSTO, Ruy. O ciclo do totalitarismo. São Paulo, Editora Perspectiva, 2020.

FERREIRA, Jorge Luiz; DE CASTRO GOMES, Angela Maria. O populismo e sua história: debate e crítica. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2001

FINCHELSTEIN, Federico. Do fascismo ao populismo na história. São Paulo,Leya, 2019.

HONÓRIO, Cecília. “Populismo: esquerda, direita e demoliberalismo” in: HONÓRIO, Cecília (coord). O espectro dos populismos: ensaios políticos e historiográficos. Lisboa: Tinta da China Edições, 2018.

IANNI, Octavio. A formação do Estado populista na América Latina. São Paulo: Editora Ática, 1989.

KALECKI, Michal. Crescimento e ciclo das economias capitalistas. São Paulo: Hucitec, 1977.

LOUÇÃ, Francisco. “A maldição populista na bola de cristal do século XXI” in: HONÓRIO, Cecília (coord). O espectro dos populismos: ensaios políticos e historiográficos. Lisboa: Tinta da China Edições, 2018.

MINEIRO, João. “O tempo, as redes e o espetáculo do populismo” in: HONÓRIO, Cecília (coord). O espectro dos populismos: ensaios políticos e historiográficos. Lisboa: Tinta da China Edições, 2018.

MORELOCK, Jeremiah.; NARITA, Felipe. Public Sphere and World-System: Theorizing Populism at the Margins. in: MORELOCK, J. (ed.). Critical Theory and Authoritarian Populism. Londres: University of Westminster Press, 2018, pp. 135-153.

PAULANI, Leda. Brasil delivery: servidão financeira e estado de emergência econômico. São Paulo, Boitempo Editorial, 2008.

PAXTON, Robert. A anatomia do fascismo. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

RANCIÈRE, Jacques. O ódio à democracia. São Paulo, Boitempo Editorial, 2015.

ROMERO JIMÉNEZ, Juan Eduardo; PUGA, Eduardo Álvarez. Maldito mercado: manifiesto contra el fundamentalismo neoliberal. Barcelona, Ediciones B, 1996.

ROSAS. Fascismo e populismo: elementos para uma revisitação histórica. in: HONÓRIO, Cecília (coord). O espectro dos populismos: ensaios políticos e historiográficos. Tinta da China edições, Lisboa, 2018.

SAES, Décio. República do capital: capitalismo e processo político no Brasil. São Paulo: Boitempo Editorial, 2001.

WEINSTEIN, Marc. “Pensar el totalitarismo neoliberal. Seis tesis sobre el totalitarismo”, Constelaciones: Revista de Teoría Crítica, n. 10, pp. 74-115, 2018.

WOOD, Ellen. Democracia contra capitalismo: a renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.

______. O império do capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2014.

Downloads

Publicado

29.08.2022