O terceiro excluido

contribuição para uma antropologia dialética

Autores

  • Leda Maria Paulani

DOI:

https://doi.org/10.69585/2595-6892.2024.1136

Palavras-chave:

contradição, antropologia, economia política, materialismo, modo de produção, dialética

Resumo

Trata-se de resenha do livro - O terceiro excluído: contribuição para uma antropologia dialética de Fernando Haddad (Rio de Janeiro, Zahar, 2022).

Nesse livro, Haddad mira a emancipação humana e defende a necessidade de dialetizar a antropologia e, simultaneamente, antropologizar o materialismo. Metateoricamente, seu projeto é contribuir para o resgate das humanidades, que estariam se deixando biologizar ao expulsarem a contradição de seu repertório. A partir de uma análise crítica do estado das artes hoje da Biologia, da Antropologia e da Linguística, Haddad acaba por repensar o conceito de modo de produção.

 

Biografia do Autor

Leda Maria Paulani

Professora do Departamento de Economia e da Pós-graduação em Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP desde 1988 e professora titular na mesma unidade desde 2007. É pesquisadora do CNPq (bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1D) e publica regularmente em periódicos nacionais e internacionais da área de economia e demais áreas das Ciências Humanas.

Downloads

Publicado

31.07.2024