Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.

Author Guidelines

  1. A Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política (RSEP) publica artigos inéditos e originais, em português ou espanhol. Em casos específicos, a serem definidos pelo Comitê Editorial, será aceita a publicação simultânea em revistas estrangeiras (inserir essa informação no ato da submissão em "Comentários ao Editor"). Além disso, são aceitas submissões de traduções de textos inéditos em português (leia o tutorial específico para esta modalidade), que tragam contribuições relevantes para os debates compreendidos no foco e no escopo da revista.

  2. Todos os manuscritos submetidos à revista devem estar dentro da orientação editorial (ver Sobre a Revista), e os textos passarão por uma avaliação preliminar do Comitê Editorial, que verificará se o manuscrito segue as diretrizes da revista e se enquadra em seu foco e escopo. Na fase de avaliação inicial, os editores também checarão se os autores seguiram as normas de ética e de boa conduta, de modo a evitar plágio ou autoplágio. Em seguida, os manuscritos serão submetidos à apreciação de, pelo menos, dois pareceristas do Conselho Editorial ou de especialistas escolhidos ad-hoc. Os textos podem ser aprovados ou rejeitados e, no caso de divergência, serão enviados para um terceiro parecerista.

  3. Os trabalhos submetidos à revista não devem estar identificados, para garantir uma avaliação às cegas. Isso significa, basicamente: (1) não conter o nome dos autores; (2) não conter qualquer referência textual que identifique a autoria dos trabalhos (textos do tipo "como disse em outro trabalho"). Para mais informações, verificar item 6. Também é necessário transferir, como documento suplementar, uma versão do texto identificada com o nome do(s) autor(es) e a identificação institucional, da forma como se deseja que apareçam na revista editada. Esta versão não será acessada pelos avaliadores.

  4. A remessa de originais à revista implica a autorização para sua publicação pelo(s) autor(es). Não serão pagos direitos autorais.

  5. Para as submissões, é necessário se cadastrar no sistema da Revista da SEP. Para tanto, acesse a página de cadastro. Se já está cadastrado, faça login como Autor. No lado direito da tela, sob o menu Autor, encontra-se o link “Nova submissão”. Clique e siga os passos para submeter o trabalho. 

  6. Assegurando a avaliação cega por pares: Para garantir a integridade da avaliação cega pelos pares, todo esforço deve ser feito para evitar que as identidades dos autores e revisores sejam conhecidas um do/pelo outro. Isto envolve os autores, editores e revisores (que carregam documentos como parte de sua revisão), verificarem se as seguintes medidas foram tomadas em relação ao texto e às propriedades do arquivo:
    • Os autores do documento devem excluir seus nomes do texto, das referências e das notas de rodapé, utilizando em seu lugar "Autor" e "Ano", em vez do nome dos autores, título do artigo etc.
    • Em documentos do Microsoft Office , a identificação do autor deve igualmente ser removida das propriedades do arquivo (no menu do Word: Arquivo, Informações, Verificando Problemas, Inspecionar Documento, Inspecionar, Remover Tudo).
    • Com PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, encontradas na opção Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.
  7. Para submeter os manuscritos, é necessária a utilização da seguinte formatação:

       – Margens: 3 cm para as margens direita e esquerda e 2,5 cm para as margens superior e inferior.

       – Fonte: Times New Roman, tamanho 12 e entrelinhas com 1,5 de espaçamento.

       – Para artigos e traduções (tutorial específico para traduções), o tamanho máximo é de 25 laudas em formato A4. Para resenhas, o limite é de 4 laudas. Serão publicadas resenhas de livros que tenham sido lançados no Brasil ou no exterior nos três últimos anos. 

       – Numerar as tabelas, os gráficos e as figuras; e, se estiverem em arquivo separado, colocar a indicação precisa de sua posição no texto. O formato das referências bibliográficas é o seguinte: (MARX, 1982, p.124). As referências completas devem ser colocadas no final do texto e conter apenas as obras citadas, conforme exemplos abaixo:

  • Livro:

PACKARD, Vance. Estratégia do desperdício. São Paulo: Ibrasa, 1965.

  • Capítulo de livro ou parte de obra coletiva:

VOINEA, Serban. "Aspects sociaux de la décolonisation". In: FAY, Victor. En partant da Capital. Paris: Anthropos, 1968, p.297-333.

  • Artigo publicado em periódico:

YATSUDA, Enid. "Valdomiro Silveira e o dialeto caipira", Revista Novos Rumos. São Paulo: Novos Rumos, Ano 1, n. 2. p. 27-40, 1986.

  • Artigo publicado em anais:

DUFOURT. D. "Transformations de l’éconornie mondiale et crises de la régulation étatique". In: COLLOQUE ÉTAT ET RÉGULATIONS, 1980, Lyon. Anais do Colloque État et Régulations. Lyon: PUF, 1980, p. 49-72.

  • Teses, dissertações e monografias:

CRISENOY, Chantal de. Lénine face aux moujiks. Tese de Doutorado em Ciências Sociais — École de Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, 1975.

  • Outros documentos:

IBGE. Anuário Estatístico do Brasil – 1995. Rio de Janeiro: IBGE, 1996.

Privacy Statement

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.