Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, o que significa que o manuscrito submetido não foi publicado anteriormente e não está sendo avaliado para publicação em outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O trabalho respeita os limites de páginas estabelecidos pela Revista, ou seja, o máximo de 25 laudas em formato A4, para artigos; 4 laudas para resenhas. Em ambos os casos, o limite estabelecido inclui as notas, referências bibliográficas, gráficos e ilustrações.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), assegurar que a avaliação seja às cegas (verificar item 6 das Diretrizes para Autores).

Diretrizes para Autores

  1. A Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política (RSEP) publica artigos inéditos e originais, em português ou espanhol. Em casos específicos, a serem definidos pelo Comitê Editorial, será aceita a publicação simultânea em revistas estrangeiras (inserir essa informação no ato da submissão em "Comentários ao Editor"). Além disso, são aceitas submissões de traduções de textos inéditos em português (leia o tutorial específico para esta modalidade), que tragam contribuições relevantes para os debates compreendidos no foco e no escopo da revista.
  2. Todos os manuscritos submetidos à revista devem estar dentro da orientação editorial (ver Sobre a Revista), e os textos passarão por uma avaliação preliminar do Comitê Editorial, que verificará se o manuscrito segue as diretrizes da revista e se enquadra em seu foco e escopo. Na fase de avaliação inicial, os editores também checarão se os autores seguiram as normas de ética e de boa conduta, de modo a evitar plágio ou autoplágio. Em seguida, os manuscritos serão submetidos à apreciação de, pelo menos, dois pareceristas do Conselho Editorial ou de especialistas escolhidos ad-hoc. Os textos podem ser aprovados ou rejeitados e, no caso de divergência, serão enviados para um terceiro parecerista.
  3. Os trabalhos submetidos à revista não devem estar identificados, para garantir uma avaliação às cegas. Isso significa, basicamente: (1) não conter o nome dos autores; (2) não conter qualquer referência textual que identifique a autoria dos trabalhos (textos do tipo "como disse em outro trabalho"). Para mais informações, verificar item 6. Também é necessário transferir, como documento suplementar, uma versão do texto identificada com o nome do(s) autor(es) e a identificação institucional, da forma como se deseja que apareçam na revista editada. Esta versão não será acessada pelos avaliadores.
  4. A remessa de originais à revista implica a autorização para sua publicação pelo(s) autor(es). Não serão pagos direitos autorais.
  5. Para as submissões, é necessário se cadastrar no sistema da Revista da SEP. Para tanto, acesse a página de cadastro. Se já está cadastrado, faça login como Autor. No lado direito da tela, sob o menu Autor, encontra-se o link “Nova submissão”. Clique e siga os passos para submeter o trabalho
  6. Assegurando a avaliação cega por pares: Para garantir a integridade da avaliação cega pelos pares, todo esforço deve ser feito para evitar que as identidades dos autores e revisores sejam conhecidas um do/pelo outro. Isto envolve os autores, editores e revisores (que carregam documentos como parte de sua revisão), verificarem se as seguintes medidas foram tomadas em relação ao texto e às propriedades do arquivo:
    • Os autores do documento devem excluir seus nomes do texto, das referências e das notas de rodapé, utilizando em seu lugar "Autor" e "Ano", em vez do nome dos autores, título do artigo etc.
    • Em documentos do Microsoft Office , a identificação do autor deve igualmente ser removida das propriedades do arquivo (no menu do Word: Arquivo, Informações, Verificando Problemas, Inspecionar Documento, Inspecionar, Remover Tudo).
    • Com PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, encontradas na opção Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.
  1. Para submeter os manuscritos, é necessária a utilização da seguinte formatação:

– Margens: 3 cm para as margens direita e esquerda e 2,5 cm para as margens superior e inferior.

       – Fonte: Times New Roman, tamanho 12 e entrelinhas com 1,5 de espaçamento.

       – Para artigos e traduções (tutorial específico para traduções), o tamanho máximo é de 25 laudas em formato A4. Para resenhas, o limite é de 4 laudas. Serão publicadas resenhas de livros que tenham sido lançados no Brasil ou no exterior nos três últimos anos. 

       – Numerar as tabelas, os gráficos e as figuras; e, se estiverem em arquivo separado, colocar a indicação precisa de sua posição no texto.

Normas para citação no interior do artigo:

  •  Utilizar sempre a notação americana, ou seja, logo após observação acerca do(a) autor(a) ou a citação direta ou indireta de uma de suas obras, colocar entre parênteses sobrenome do(a) autor(a), ano de publicação da obra e página onde se encontra a citação. A depender da redação, o nome do(a) autor(a) pode ficar fora dos parênteses. Em caso de autor(a) estrangeiro(a) e tradução própria, escrever “tradução nossa” fechando o parêntese.

Exemplos:
- Ideias mobilizadoras, capazes de conciliar esse conflito, poderiam desempenhar a função ideológica. (LUKÁCS, 2013, p. 474-479)
- Segundo Ceceña (2009, p. 43), com Dialética da Dependência, Marini dá um salto epistemológico.
- Como disse o mesmo autor anos depois, “diante do capital, todos os seres humanos são iguais: uma modista e um ferreiro”. (MARX, 2013, p. 327)

  • Não utilizar notas de pé de página para informações relacionadas a referências bibliográficas, salvo se tratar de sugestões de leitura e/ou de autores/obras não citados no corpo principal do texto, como nos exemplos abaixo.

Exemplos de notas de pé de página com referências:
- Sobre o tema ver também Wallerstein (2003) e Chesnais (2003).
- Em outras obras, o autor também trata do tema. Conferir Furtado (1961 e 1967).

Normas para referências ao final dos artigos
Norma geral: nos destaques de livros, revistas etc., utilizar sempre itálico, nunca negrito. Nunca usar ponto final.

  • Livros
    Autor. Título em itálico. Edição. Cidade da editora: nome da editora, ano
    de publicação
    Exemplo:
    ARANTES, Paulo. O novo tempo do mundo. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2014
  • Livros com subtítulo
    Autor. Título em itálico e subtítulo sem itálico precedido de dois pontos. Edição. Cidade da editora: nome da editora, ano de publicação
    Exemplo:
    BIELSCHOWSKY, Ricardo. Pensamento econômico brasileiro 1930-1964: o ciclo ideológico do desenvolvimentismo. 5. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2004
  • Livros traduzidos (com nome do(a) tradutor(a), inclusive quando se trata de tradução para outra língua, como do alemão para inglês, francês, espanhol etc.)
    Autor. Título em itálico. Tradutor. Edição. Cidade da editora: nome da edi[1]tora, ano de publicação
    Exemplo:
    MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. 1. ed. Tradução de Sebastião Nascimento. São Paulo: n-1 edições, 2018
  • Capítulo de livro
    Autor do capítulo. Título do capítulo. In: organizador do livro. Título do livro, em itálico. Tradutor (quando for o caso). Edição. Cidade da editora: nome da editora, ano de publicação
    Exemplo:
    PLIHON, D. As grandes empresas fragilizadas pela finança. In: CHESNAIS, François (org). A finança mundializada. Tradução de Rosa Marques e Paulo Nakatani. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2005
  • Artigo em periódico
    Autor do artigo. Título do artigo. Nome do periódico (em itálico), volume (quando houver), número, páginas do artigo, mês e ano de publicação
    Exemplo:
    CARCANHOLO, Marcelo. Dialética do desenvolvimento periférico: dependência, superexploração da força de trabalho e política econômica. Revista de Economia Contemporânea, v. 12, n. 1, p. 247-272, maio/ago 2008
  • Artigos em anais
    Autor do artigo. Título do artigo. In: Nome do evento que gerou os anais. Cidade onde ocorreu o evento. Editora (se houver), páginas do artigo, ano de publicação
    Exemplo:
    DUFOURT, D. Transformations de l’economie mundiale et crises de la régulation éstatique. In: Colloque État et Régulations, Lyon, 1980. Anais do Colloque État et Régulations. Lyon: PUF, p. 49-72, 1980
  • Teses, dissertações e monografias
    Autor. Título em itálico. Tipo de trabalho (tese, dissertação ou monografia e área de conhecimento). Instituição onde foi defendida, cidade, ano Exemplo: TEIXEIRA, Rodrigo A. Dependência, desenvolvimento e dominância financeira: a economia brasileira e o capitalismo mundial. Tese de doutorado em economia. IPE-USP, São Paulo, 2007
  • Outros documentos
    Instituição ou órgão veiculador. Título em itálico. Cidade da publicação: instituição ou órgão veiculador, ano
    Exemplo:
    IBGE. Anuário Estatístico do Brasil - 1995. Rio de Janeiro: IBGE, 1995
  • Materiais de blogs ou sites
    1) Com autoria:
    Autor. Título (em itálico). Ano. Site/blog (entre os sinais < >, precedido dos termos Disponível em:). Data de acesso entre colchetes.
    Exemplo:
    PRADO, Eleutério. Crise e corrupção na economia vulgar. 2023. Disponível em: <https://eleuterioprado.blog/>. [Acesso em: 25/11/2023]
    2) Com entidade:
    Instituição ou órgão veiculador. Ano. Site/blog (entre os sinais < >, precedido dos termos Disponível em:). Data de acesso entre colchetes.
    Exemplo:
    IPHAN. Cais do Valongo (RJ). 2022. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/818/>. [Acesso em: 25/10/2022]
    3) Com dados:
    Instituição responsável. Caminho de Acesso. Ano. Site/blog (entre os sinais < >, precedido dos termos Disponível em:). Data de acesso entre colchetes. Exemplo: BACEN. Tabelas especiais>Setor externo>Balanço de Pagamentos>Séries históricas BPM6. 2019. Disponível em: <https://www.bcb.gov.br/content/estatisticas/Documents/Tabelas_especiais/BalPagAbpm6.xls>. [Acesso em: 21/09/2020]
  • Referências sobre mesmo autor
    Repetir o nome do autor em todas as referências.
    Exemplo:
    POSTONE, Moishe. Labour and the Logic of Abstraction: An Interview. South Atlantic Quarterly, Spring 2009
    POSTONE, Moishe. Tempo, trabalho e dominação social: uma reinterpretação da teoria crítica de Marx. Tradução: Amilton Reis, Paulo Cézar Castanheira. São Paulo: Boitempo, 2014

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.